Logo GTER GTS

4 e 5 de dezembro de 2023

Centro de Convenções Rebouças

São Paulo/SP - Brasil

A reunião conjunta GTER 52 | GTS 38 integra a Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil.

IX Fórum 15 Banner evento IPv6 15 anos

Reveja a transmissão do evento!



Agenda

Abertura

Coffee Break

Almoço

Coffee Break

Encerramento

Usando o Wireshark para troubleshooting de redes

Jean Carlos Lacerda Figueiredo (Sage Networks)

Seamless MPLS: Desafios em Provedores de Médio e Grande Porte

Wallace Andrade (Hexa Networks)

Coffee Break

Prêmio Alberto Courrège Gomide edição 2023

A evolução dos mecanismos de transição até as redes somente IPv6

Henri Alves Godoy (Unicamp)

Proxmox - Hypervisor Poderoso e Free

Junior Corazza (Telic)

Almoço

O perigo está nas redes. Como monitorar as PMEs utilizando o Zabbix?

Thiago Rodrigues

Desvendando o Looking Glass e Sua Importância para Provedores

André Dias (Hexa Networks)

/31 - Economizando IPv4 em tempos de escassez

Fernando Frediani (Ultrawave/Americanet)

Coffee Break

Maximizando a Disponibilidade: Resiliência de CGNAT para Provedores de Internet

Thiago Mendes Rangel (Hexa Networks)

Usando Python e Go para automação de redes

Claus Töpke (Telcomanager)

Encerramento





Prêmio Alberto Courrège Gomide


O Prêmio Alberto Courrège Gomide é uma iniciativa do GTER/GTS de reconhecimento à profissionais da comunidade técnica que contribuem e contribuíram com excelência técnica para o desenvolvimento da Internet no Brasil.


O professor Alberto Gomide, que dá nome ao prêmio, é um dos pioneiros da Internet no Brasil. Foi responsável na FAPESP por desenvolver e especificar o software e a infraestrutura para o desenvolvimento e operação das redes acadêmicas, culminando pela conexão brasileira à Internet, em janeiro de 1991. Gomide foi responsável também, pela administração técnica do “.br”, e realizou, à mão, os primeiros registros de domínios sob o “.br”.



Homenageados




2023 - Leonardo Lazarte

A chegada de Leonardo Lazarte, matemático, ao mundo das redes se dá, a partir de 1986, com a sua gestão da rede de pesquisadores brasileiros no Reino Unido, a bruk-net, articulando a dimensão social da interação entre pesquisadores, com a dimensão tecnológica, conectando a rede Janet (Joint Academic Network) à nascente Internet mediante um gateway no University College de Londres.

De volta ao Brasil, em 1991, procurando oferecer à sua universidade, a UnB, o mesmo acesso ao mundo da pesquisa disponível na Inglaterra, se envolve com o então projeto RNP, fazendo, em outubro desse ano, a primeira conexão à Internet da universidade, e do Centro-Oeste, em interação com quem dá seu nome a este prêmio, Alberto Gomide.

Como coordenador da implantação da RNP na região Centro-Oeste, teve o desafio de convencer acadêmicos e gestores da relevância dessa infraestrutura para a área de pesquisa e ainda superar a disputa entre o protocolo oficial OSI e o da Internet, o IP. No fim da década de 1990 promove a implantação de uma rede no campus da UnB.

Em 2003 faz parte do grupo da RNP que pesquisa modelos de redes metropolitanas para conectar de forma eficiente as instituições de pesquisa e ensino superior aos pontos de presença da RNP, o que leva ao programa REDECOMEP, Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa.

Articulando a relação entre a UnB e a RNP e ainda envolvendo o então Ministério do Planejamento para fazer troca de fibras e poder alcançar todo o Plano Piloto de Brasília, inaugura, em dezembro de 2007, a Redecomep do DF, a atual Rede GigaCandanga.

Em 2018 supera um novo desafio, o de institucionalizar as redes metropolitanas. É elaborado um modelo de consórcio de instituições articuladas mediante uma Associação com membros institucionais e pessoas físicas que tem se mostrado eficaz e resiliente.

Na dimensão social dessas tecnologias, participou do programa nacional da Sociedade da Informação, co-coordenando o GT de Educação, criou o Núcleo de Estudos da Sociedade da Informação na UnB e participou, com Tadao Takahashi e outros, na criação do Núcleo de Estudos de Futuros, o n-Futuros, também na UnB.





2022 - Tadao Takahashi (em memória)

Eduardo Tadao Takahashi – conhecido como Tadao – era um pesquisador e acadêmico que somou forças para o desenvolvimento da Internet no Brasil. Destacou-se como o fundador da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), liderando o projeto entre 1988 e 1996. A iniciativa, criada para ser uma infraestrutura nacional de uma rede acadêmica, estabeleceu algumas das primeiras conexões à Internet no Brasil.

Participou da concepção das linhas gerais do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), e integrou o conselho deste Comitê de 1995-1998, sendo novamente nomeado entre 1999 e 2003.

Em 1998, foi fundador do capítulo brasileiro da Internet Society. Entre 1998 e 2003, Tadao criou, implantou e dirigiu o Programa Sociedade da Informação (SOCINFO), uma iniciativa nacional para articular e ampliar o uso estratégico da Internet no Brasil em áreas de aplicação importantes, incluindo governo, educação e saúde.

Com formação multidisciplinar em Ciência da Computação (UNICAMP, Brasil), Comunicação Social (PUC, Brasil) e Informática (Instituto de Tecnologia de Tóquio, Japão), apoiou e integrou ações e discussões dentro do Ministério da Ciência e Tecnologia e em fóruns internacionais, para formulação de políticas públicas ligadas as TIC.

A partir de 2013 trabalhou para a consolidação do projeto i2030.

Tadao recebeu várias distinções ao longo de sua carreira. Em 2017, entrou para o Hall da Fama da Internet na categoria de “Conectores Globais” que reconhece indivíduos que fizeram "contribuições significativas para o crescimento, conectividade e uso da Internet em uma escala global ou dentro de uma região específica que resultou em impacto global". Em 2020, Tadao foi um dos homenageados pelo CGI.br com o prêmio "DESTAQUES em Governança da Internet no Brasil" por suas significativas contribuições para o desenvolvimento da Internet no país.

Assista aqui o vídeo de homenagem do CGI.br e do NIC.br a Tadao Takahashi.

2021 - Marcelo Manta (em memória)

Marcelo Manta criou um dos primeiros provedores de Internet do país - o PontoCom. A partir de 1998, passou a atuar em papéis diversos no GTER (Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Redes), contribuindo com a troca de experiências operacionais, ideias de arquitetura e notificações de eventos de indisponibilidade entre membros da comunidade técnica.
Manta também envolveu-se de forma ativa com os Pontos de Troca de Tráfego Internet, cujo maior exemplo hoje é o IX.br, convencendo seus empregadores a doarem equipamentos para instituições acadêmicas operarem ou ampliarem tais pontos de troca. Também convenceu operadores de rede a se conectarem aos PTTs.
Construiu carreira no mundo corporativo de grandes empresas multinacionais, entre elas: Confluent, Synamedia; Accenture; CEVA Logistics; Telefónica R&D, entre outras. Era especialista em arquitetura de solução, desenvolvimento de negócios, nuvem, AWS / GCP, PaaS / IaaS, gerenciamento de projetos, e gerenciamento de mudança de tecnologia.

2020 - Liane Margarida Rockenbach Tarouco

Doutora em Engenharia Elétrica/Sistema Digitais - USP e Mestre em Ciência da Computação - UFRGS. Professora titular da UFRGS. Pesquisadora das áreas de Redes de Computadores, Gerência de Rede, Internet das Coisas e Informática na Educação (Novas Tecnologias Educacionais incluindo mundos virtuais 3D, mobile learning, realidade aumentada e agentes conversacionais). Atual coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Autora do primeiro livro sobre redes escrito no Brasil (1978). Participou da criação da RNP e da Rede TCHÊ (rede estadual do RS), tendo integrado o primeiro Comitê Técnico da RNP e da Rede Tchê. Coordenou a implantação da Rede Metropolitana de Porto Alegre (METROPOA). Representou o Brasil no TC6- Comitê Técnico de Comunicação da Dados da IFIP (International Federation for Information Processing). Foi integrante do Comitê Gestor da Internet, representando a comunidade acadêmica. Autora de mais de 150 artigos publicados em periódicos e 290 artigos publicados em congressos, 5 livros e 40 capítulos de livros.

2019 - Vilson Sarto (em memória)

Vilson Sarto fez parte da equipe da FAPESP responsável por obter conexão às redes acadêmicas. Era o coordenador técnico, responsável por desenvolver novas tecnologias de conectividade e fornecer apoio à implantação das redes acadêmicas em várias universidades e centros de pesquisa.

Localização

Centro de Convenções Rebouças


Av. Rebouças, 600 - Pinheiros, São Paulo-SP





Chamada de Apresentações



GTS - Grupo de Trabalho em Segurança de Redes - 38ª Reunião
GTER - Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Redes - 52ª Reunião
São Paulo (SP) - 04 e 05 de dezembro de 2023

Conjuntamente com a XIII Semana da Infraestrutura da Internet no Brasil
(04 a 08 de dezembro de 2023) em São Paulo - https://nic.br/semanainfrabr/

- CHAMADA DO GTS 38

O Grupo de Trabalho em Segurança de Redes, em sua 38ª reunião, a ser realizada no dia 04 de dezembro de 2023 em São Paulo -
SP, conjuntamente com a 52a. Reunião do GTER - Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Redes, convida a comunidade de operadores de serviços internet no Brasil para o envio de apresentações sobre Cibersegurança e Internet.

Submissão de propostas GTS-38: https://forms.gle/qZEdhnxXML33bkLj9

O material da apresentação deve tratar principalmente de aspectos práticos e operacionais - NÃO PROPRIETÁRIOS - da atualidade da segurança da Internet no país. Segue uma lista não exaustiva, de sugestões para tópicos:

Análise de artefatos;
Análise de risco;
Assinaturas digitais;
Combate a fraudes por computador;
Combate a DoS / DDoS;
Continuidade de negócios e operações;
Detecção e proteção de intrusão;
Direito Eletrônico e Digital aplicado à Internet;
Filtros, proxies e firewalls;
Perícia e análise forense;
Políticas de segurança;
Prevenção e combate ao spam;
Programação segura;
Recuperação de desastres;
Segurança wireless;
Segurança de infra-estrutura;
Segurança de sistemas e redes;
Segurança de operação de DNS;
Segurança para Internet das coisas;
Tratamento de incidentes;

- CHAMADA DO GTER 52

O Grupo de Trabalho em Engenharia e Operação de Redes, em sua 52ª reunião, a ser realizada no dia 05 de dezembro de 2023 em São Paulo - SP, conjuntamente com a 38ª Reunião do GTS - Grupo de Trabalho em Segurança de Redes, convida a comunidade de operadores de serviços internet no Brasil para o envio de apresentações sobre Cibersegurança e Internet.

Submissão de propostas GTER-52: https://forms.gle/Jfdr243G9BeZT3Jg9

O material da apresentação deve tratar principalmente de aspectos práticos e operacionais - NÃO PROPRIETÁRIOS - da atualidade dos serviços Internet no país. Segue uma lista não exaustiva, de sugestões para tópicos:

Aplicações de Rede (DNS, SMTP, HTTP, VoIP etc.)
Cabos submarinos e subfluviais (wet plant e dry plant)
Caches
CDNs (Redes de Distribuição de Conteúdo)
Convergência de protocolos legados em IP
Datacenters
DoS / DDoS
Engenharia de Tráfego
Escalabilidade
Gerência de Rede
Governança Internet
Impactos Regulatórios
Infraestrutura para Cloud Computing
IoT (Internet of Things)
IP/Ethernet Switching / Filtering
Lidando com a falta de endereços IPv4
Melhores Práticas
Mobilidade
Operação de Redes
Redes com apenas IPv6
SDNs (Redes Definidas por Software)
Roteamento (interno e externo)
Troca de Tráfego (inclusive em PTTs como o IX.br)
Última Milha (FTTH, HFC, Wi-Fi, xDSL, xPON, xTP, LTE/3G/4G/5G/6G etc.)
VPNs
Wireless

- SUPORTE

O evento continuará, nesta edição, a custear não apenas apresentadores dos setores da academia e governo, mas também apresentadores de organizações privadas, caso essas organizações não o façam. Esse suporte está disponível de forma limitada. Assim, sua necessidade ou interesse, mesmo que não obrigatório, deve ser informado no formulário da proposta de apresentação. Interessados neste suporte devem enviar o quanto antes suas propostas.

- LOCAL DE APRESENTAÇÃO

Continuaremos dando opção aos apresentadores de fazer a apresentação de forma online ou presencial no local do evento. Cabe a cada apresentador avaliar estabilidade, confiabilidade e interferências do ambiente.

- PRÊMIO ALBERTO COURRÈGE GOMIDE

O Prêmio Alberto Courrège Gomide é uma iniciativa do GTER/GTS de reconhecimento à profissionais da comunidade técnica que contribuem e contribuíram com excelência técnica para o desenvolvimento da Internet no Brasil.

O professor Alberto Gomide, que dá nome ao prêmio, é um dos pioneiros da Internet no Brasil. Foi responsável na FAPESP por desenvolver e especificar o software e a infraestrutura para o desenvolvimento e operação das redes acadêmicas, culminando pela conexão brasileira à Internet, em janeiro de 1991. Gomide foi responsável também, pela administração técnica do “.br”, e realizou, à mão, os primeiros registros de domínios sob o “.br”.

Para indicar candidatos ao prêmio de 2023, favor preencher este formulário: https://forms.gle/r7Smu5pTUXyLSM9u7

- PATROCÍNIO

Ainda há cotas de patrocínio disponíveis. Confira a proposta de patrocínio:

https://cursoseventos.nic.br/assets/pdfs/Proposta_Patrocinio_Semana_de_Infraestrutura_NICbr_CGIbr_2023.pdf

Aproveite essa excelente oportunidade para apoiar a Semana de Infraestrutura, vinculando sua marca a uma iniciativa do NIC.br já bem
consolidada e de muito sucesso, lembrada sempre pela alta qualidade técnica. Perceba que o número de patrocinadores é reduzido, permitindo alta visibilidade. Mas note que o patrocínio *não garante* aprovação de palestras/apresentações.

Você pode nos apoiar com uma cota de patrocínio ou saber mais entrando em contato com a equipe de eventos do NIC.br por e-mail:
eventos@nic.br.

Datas Importantes:

- Limite para envio de propostas: 16 de Outubro de 2023.
- Notificação aos autores: 31 de Outubro de 2023.
- Envio da apresentação, em formato PDF: 01 de dezembro de 2023.

Local:
Centro de Convenções Rebouças
Av. Rebouças, 600 - Pinheiros, São Paulo-SP, Brasil

Apoio:
Comitê Gestor da Internet no Brasil



Hospedagem e Dicas

Hospedagem

Hotéis próximos ao Centro de Convenções Rebouças
(Ordenados por preço: do mais baixos para os mais altos)

Todos os hotéis listados abaixo trabalham com tarifas flutuantes. 

ibis budget São Paulo Paulista (**)
Distância do Centro de Convenções Rebouças: 2.0 km
Site: https://all.accor.com/hotel/5323/index.pt-br.shtml?utm_campaign=seo+maps&utm_medium=seo+maps&utm_source=google+Maps
E-mail: h5323-re@accor.com.br
Endereço: R. da Consolação, 2303 - Consolação
Telefone: 11 3123-7755

Quality Suites Oscar Freire (**)
Distância do Centro de Convenções Rebouças: 1.6 km
Site: https://www.reserveatlantica.com.br/hotel/quality-suites-oscar-freire
E-mail: reservas.qof@atlanticahotels.com.br
Endereço: R. Oscar Freire, 1948 – Pinheiros
Telefone: 11 3897-3300

WZ Hotel Jardins (***)
Distância do Centro de Convenções Rebouças: 1.8 km
Site: https://www.wzhoteljardins.com.br/
E-mail: reservas@wzhoteljardins.com.br
Endereço: Av. Rebouças, 955 – Cerqueira César
Telefone: 11 3069-0000

Transamérica Executive Bela Cintra (****)
Distância do Centro de Convenções Rebouças: 2.7 km
Site: https://www.reserveatlantica.com.br/hotel/transamerica-executive-bela-cintra?utm_source=gmb&utm_medium=organic&utm_campaign=google-my-business
E-mail: reservas.tebc@transamericagroup.com.br
Endereço: R. Bela Cintra, 1356 – Jardim Paulista
Telefone: 11 3066-5000

Intercity Paulista (****)
Distância do Centro de Convenções Rebouças: 2.9 km
Site: https://www.intercityhoteis.com.br/hotel-sao-paulo/hotel-intercity-paulista/108/
E-mail: reservas@intercityhoteis.com.br
Endereço: Rua Haddock Lobo, 294 – Cerqueira César
Telefone: 11 3123-6200 | Whatsapp: 51 3201-7700

H4 Hotel Opera Jardins (***)  
Distância do Centro de Convenções Rebouças: 2.6 km
Site: https://h4opera.com.br/hotel-opera/
E-mail: reservas.opera@hxhotels.com.br
Endereço: Alameda Lorena, 1756 - Cerqueira César
Telefone: 11 4118-3797 | 3373-1818 | Whatsapp: 97246-3570

Mercure São Paulo Pinheiros (****)
Distância do Centro de Convenções Rebouças: 1.3 km
Site: https://all.accor.com/hotel/3147/index.pt-br.shtml?utm_campaign=seo+maps&utm_medium=seo+maps&utm_source=google+Maps
Endereço: R. Capote Valente, 500 - Pinheiros
Telefone: 11 3069-4000

Radisson Pinheiros (****)  
Distância do Centro de Convenções Rebouças: 1.4 km
Site: https://www.reserveatlantica.com.br/hotel/radisson-hotel-pinheiros
E-mail: reservas.rpin@atlanticahotels.com.br
Endereço: R. Cristiano Viana, 318 - Cerqueira César
Telefone: 11 5043-3658

Mercure São Paulo Jardins (****)  
Distância do Centro de Convenções Rebouças: 2.4 km
Site: https://all.accor.com/hotel/3467/index.pt-br.shtml?utm_campaign=seo+maps&utm_medium=seo+maps&utm_source=google+Maps
Endereço: At - Alameda Itu, R. Augusta, 1151 - Jardins
Telefone: 11 3089-7555

Meliá Paulista (****)  
Distância do Centro de Convenções Rebouças: 2.1 km
Site: https://www.melia.com/pt/hoteis/brasil/sao-paulo/melia-paulista
E-mail: reservas.paulista@meliahotels.com.br
Endereço: Av. Paulista, 2181 - Consolação
Telefone: 11 2184-1600

Edições

GTER

GTS

Patrocinadores

Platina Plus

Platina

Ouro

Prata

ORGANIZAÇÃO E INICIATIVA

Logo CGI.BR e NIC.BR

O modelo multissetorial do CGI.br congrega diversos setores ao reunir sociedade e governo para estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil. A atuação do CGI.br e do NIC.br abrange desde aspectos técnicos, recomendações de procedimentos para a segurança e a produção de pesquisas, permitindo a manutenção do nível de qualidade técnica e da inovação e subsidiando a implementação de políticas no uso da Internet no Brasil.